O AMOR DO SENHOR NOS CONSTRANGE
Lucas 22:54-62
Então, prendendo-o, o levaram, e o puseram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe. E, havendo-se acendido fogo no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles. E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este também estava com ele. Porém, ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço. E, um pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu és também deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou. E, passada quase uma hora, um outro afirmava, dizendo: Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é galileu. E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo. E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes. E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente.
-O texto escolhido nos mostra as três negativas de Pedro. Esse mesmo assunto, podemos encontrar também nos outros evangelhos, porém, apenas em Lucas há algo que nenhum dos outros evangelhos narram: O olhar de Jesus, que vira-se e olha para Pedro. Não condenando-o, mas tendo compaixão dele, pois, Jesus vê em Pedro naquele momento toda a nossa fraqueza humana.
Entretanto, você pode se perguntar nesse momento: Em que posso ser comparado a Pedro?
Eis alguns pontos que gostaria de compará-lo:
1º- será que você alguma vez já não se apressou para dizer que ama Jesus? Ou melhor, será que você já não disse alguma vez que o seguiria até a morte, Assim como Pedro o fez?
Lucas 22:33 - E ele (Pedro) lhe disse: Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte.
2º- Será que alguma vez você já não deixou que o medo, a angústia, a vergonha, ou outro sentimento te fizesse negá-lo, assim como também Pedro o fez?
Lucas 22:56-59
E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este também estava com ele. Porém, ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço. E, um pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu és também deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou. E, passada quase uma hora, um outro afirmava, dizendo: Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é galileu. E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo.
3º- Mesmo sendo reconhecido como “um deles” Pedro Negou três vezes Jesus. E você que se diz cristão, ou seja, “um deles”, será que de alguma forma não tem negado a Jesus?
Quando é que isso tem acontecido?
A) Quando o teu testemunho não condiz com a tua vida como cristão:
Tito 1:16 - Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.
B) Quando você se omite e deixa de testemunhar de Jesus quando tem a oportunidade:
Tiago 4:17 - Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.
C) Quando você pratica as obras da carne e não as do Espírito:
Romanos 8:5-8 - Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
E quais são as obras da carne?
Gálatas 5:19-21 - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
E quais são as obras do Espírito?
Gálatas 5:22 - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Dá para você imaginar a maneira que Jesus olhou para Pedro naquela ocasião?
Qual a profundidade daquele olhar?
Como ficou o interior de Pedro depois daquele olhar?
Agora, imagine-se você no lugar de Pedro!
As tuas atitudes, o teu comportamento...
Como seria o olhar de Jesus para você hoje?
Gostaria que você soubesse que o olhar de Jesus para você hoje ou amanhã depende das decisões que você tomar...
Comentários
Postar um comentário